Mulheres a 1 Passo da Liberdade Financeira por Angélica Marcello

Vocês já repararam como as mulheres têm tomado as rédeas das suas finanças e iniciando no empreendedorismo? Desde a pandemia isso se intensificou: a necessidade encontrando a coragem que sempre tivemos, o match perfeito. Esse movimento não só transforma nossas vidas, mas também a economia.

Mas, para que o seu negócio brilhe por anos de forma sólida e sustentável, precisamos de hábitos financeiros inteligentes. Vou te dar algumas dicas!

Finanças Pessoais e Empresariais

Vamos começar do começo, desde os incas: mantenha um registro detalhado de receitas e despesas, suas fontes de entrada e suas saídas. 

Só assim conseguiremos descobrir onde enxugar as despesas e criar um orçamento realista que nos permita alcançar nossos objetivos de curto, médio e longo prazo. 

Sim, vocês têm objetivos, não tem? Não? Você sabe onde quer estar daqui a 5, 10 anos? 

Então que tal marcar uma reunião com você mesma e definir isso?

E para afiar ainda mais o machado, evite misturar as finanças pessoais com as da empresa. Estabeleça um salário fixo para si mesma, baseado nos lucros auferidos. Isso facilita a gestão financeira e mantém a disciplina e a visão clara dos resultados do negócio.

Ter uma conta bancária separada para as finanças empresariais ajuda a ter uma visão clara dos resultados e facilita na hora de declarar impostos.

O KINDER OVO

Em 1994 ele custava 1 real; hoje custa 10x mais para comprá-lo. A isso chamamos de inflação, que está aí corroendo nosso poder de compra dia após dia. Aquilo que comprávamos com um certo valor há anos, hoje custa bem mais. 

Por isso, planejamento financeiro é essencial. Sem ele, nosso dinheiro evapora e as dívidas só aumentam. Um bom planejamento pode fazer toda a diferença na hora de manter suas contas em dia e ainda ter um $$ para investir.

Aprenda a Investir

Investir é uma das melhores formas de construir patrimônio a longo prazo. Alguns passos essenciais:

Eduque-se: entenda os diferentes tipos de investimentos, como ações, fundos imobiliários, títulos públicos, renda fixa.

Defina seus objetivos: lembra da reuniãozinha com você mesma? Use esses objetivos para guiar suas escolhas.

Comece pequeno: invista quantias menores e aumente conforme sua confiança e conhecimento crescem.

Diversifique: assim você reduz riscos e aumenta as chances de retorno.

Resumindo, desenvolvendo essas estratégias, vocês estarão no caminho certo para a liberdade financeira. Nas próximas colunas, vamos aprofundar os temas. Estão comigo?

Colunista:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *