
Você já ouviu aquela frase: “Vista-se para o trabalho que deseja, não para o que tem”? Pois bem, essa é uma verdade absoluta no mundo da imagem pessoal. E antes que alguém diga: “Mas Mônica, roupa não define competência”, já adianto que realmente não define. Mas acredite: a forma como você se apresenta pode abrir (ou fechar) portas antes mesmo de você dizer a primeira palavra.
Pensa comigo: você contrataria uma advogada que aparece na reunião com uma camiseta do Mickey e um chinelo de dedo? Ou se sentiria confiante comprando um bolo de uma confeiteira que está sempre de avental sujo e cabelo desarrumado? Pois é. A imagem comunica, e a forma como você se veste precisa estar alinhada com seus objetivos profissionais.
O que sua roupa está dizendo sobre você?
Se você é empreendedora, sua imagem é o cartão de visitas da sua marca. Se você está no mundo corporativo, sua roupa já entrega, antes mesmo de você abrir a boca, se você é uma profissional de destaque ou alguém que ainda não se enxergou nesse lugar.
E não, eu não estou dizendo que todo mundo precisa usar blazer o tempo todo ou andar de salto por aí (até porque, conforto é vida!). Mas você precisa vestir uma versão sua que esteja à altura dos lugares onde deseja estar.
Quer ser reconhecida como uma empresária de sucesso? Quer aquela promoção no trabalho? Quer transmitir segurança para seus clientes? Então seu visual precisa passar essa mensagem.
Como construir uma imagem que te leve mais longe

Entenda seu estilo e seu objetivo
Você quer ser vista como moderna, sofisticada, criativa, acessível? Seu estilo precisa conversar com isso. Uma coach, por exemplo, pode investir em peças que transmitam proximidade e confiança, enquanto uma CEO pode querer passar mais autoridade com cortes estruturados e tons sóbrios, e uma designer pode querer mostrar estar aberta as novas ideias, ao inusitado, ser criativa.
Escolha suas cores estrategicamente
Cores vibrantes transmitem energia e criatividade, tons neutros passam sofisticação e credibilidade. Saber quais cores te favorecem (olá, teste de coloração pessoal!) e como usá-las faz toda a diferença na sua comunicação.
Cuide dos detalhes
Uma roupa amassada, um sapato desgastado ou acessórios desalinhados podem comprometer toda a sua imagem. Pequenos detalhes fazem uma grande diferença na percepção das pessoas sobre você.
Invista no equilíbrio entre conforto e elegância
Não adianta estar impecável, mas desconfortável. Quando a roupa não te representa ou te aperta demais, isso transparece. O segredo está em escolher peças que comuniquem profissionalismo, mas sem perder a autenticidade.
Se olhe no espelho e se pergunte: eu contrataria essa pessoa?
Se a resposta for “não sei” ou “talvez”, hora de repensar esse look. Sua roupa precisa te dar confiança e credibilidade. Quando você se sente bem vestida, sua postura muda, sua presença se impõe e o mundo percebe.
Lembre-se: sua imagem trabalha por você o tempo todo. Então, ao escolher o que vestir, escolha com intenção. Porque se vestir bem não é sobre vaidade, é sobre estratégia.
E aí, sua imagem já está te levando para onde você quer chegar? Se a resposta foi não, vem falar comigo, podemos alinhar sua imagem pessoal com seus objetivos profissionais e pessoais.
Colunista:

Uma resposta
Monica sempre nos socorre na moda e no bem estar .