Conectar para Resolver – A Escuta com o Coração por Edde Noemia

A Comunicação Não-violenta (CNV) entrou em minha vida há mais de 10 anos. Antes de conhecer, aprender e praticar a CNV já acreditava que saber se expressar, comunicar seus sentimentos e tentar entender o lugar do outro era uma forma de estar em relações saudáveis. 

Marshall Rosenbergo pai da CNV,  acreditava que por trás de cada ato violento residia uma necessidade não atendida. E que ao identificar e abordar as necessidades escondidas, poderíamos promover a compreensão mútua e construir uma base para relações mais harmoniosas com mais empatia, na conexão e na presença. E esse aprendizado entrou no meu coração, pois ele ia ao encontro do que eu acreditava como mundo.

A CNV pode resolver conflitos, mas também pode promover a qualidade das relações humanas, desde que escutemos com o coração e com atenção, o que é um grande desafio. Nós, quando estamos em uma conversa, automaticamente nosso cérebro já está programando uma resposta, pois fomos ensinados a escutar para responder. Na CNV, nós escutamos (ponto). Nós estamos presentes. 

Todos nós já passamos por situações que ao dividir algo com alguém, a pessoa compara a situação, ou ainda, diminui nossos sentimentos, ou muitas vezes não presta atenção no que foi falado. É o que chamamos de escuta trágica!  Quando queremos desabafar, nem sempre queremos ser salvos, na maior parte das vezes queremos ser escutados.

Conectar para resolver é estar aberto e presente! Não precisamos concordar com o que foi dito, mas podemos estar abertos a escutar o ponto de vista. A CNV não só transforma conflitos em oportunidades de crescimento, mas também nos convida a abraçar a vulnerabilidade, construindo relações fundamentadas na empatia e compreensão. 

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