Liderança feminina moldando o futuro do RH nas empresas Por Karina Gianlorenço

O setor de RH é uma área vital em qualquer organização não só por ser responsável por atrair, desenvolver e reter talentos, mas também por disseminar todas as diretrizes traçadas pela diretoria de forma estratégica com ferramentas humanizadas para um resultado positivo tanto para a empresa, quanto para as pessoas que nelas trabalham. Traduzindo para nosso cenário ideal, o RH emerge como um ponto focal e estratégico para o sucesso organizacional. 

O que torna essa evolução ainda mais marcante é a crescente presença de mulheres não só assumindo papéis de liderança nas empresas, mas também assumindo a área do RH em peso. Segundo uma pesquisa realizada pela Woman in Bussiness 2022, 73% da liderança no setor do RH são mulheres. 

Podemos entender essa crescente do universo de gestão de pessoas, devido a uma perspectiva única e as diferentes habilidades que as mulheres possuem para lidar com os desafios complexos do dia a dia relacionado às pessoas nas organizações. 

As mulheres que lideram o RH são conhecidas pela sua capacidade de fomentar relações interpessoais fortes, fomentar uma cultura organizacional inclusiva e apoiar o desenvolvimento profissional e pessoal das suas equipes. Além disso, muitas mulheres no RH são adeptas da empatia e da comunicação eficaz, competências essenciais para lidar com uma força de trabalho diversificada e multifacetada. 

Além de terem mais habilidades nas competências da inteligência emocional, as mulheres têm outras características que fazem com que elas se destacam no setor do RH e na liderança feminina, são elas:

– Flexibilidade: As mulheres têm mais flexibilidades para gerenciar conflitos e fazer com que a cultura organizacional permaneça sempre em harmonia, além de negociar melhor situações do dia a dia em todos os setores da empresa. 

– Empatia: As mulheres têm mais empatia que os homens, conseguem se colocar no lugar do outro e ter mais capacidade de entender e saber lidar com as pessoas e com as situações que precisam ser resolvidas no ambiente organizacional. 

– Determinação: A mulher sempre quer superar as suas próprias expectativas, sempre fazer o melhor e diferente mais com resultados positivos, e não é qualquer situação que a faça desistir do que ela precisa realizar. Essa determinação é contagiante para outras pessoas que acabam se espelhando nessas mulheres, principalmente quando ocupam os cargos de liderança nas empresas. 

– Multitarefas: Sim, as mulheres conseguem gerenciar seu tempo e fazer vários papéis durante sua jornada de trabalho, assim como, seus outros papéis quando está fora do mundo corporativo, e o mais importante, conseguem cumprir todas as tarefas que precisam fazer no dia. 

Em resumo, as mulheres que lideram o RH são mulheres que não apenas rompem barreiras e vão atrás de seus objetivos, mas também modelam uma abordagem transformadora para liderar equipes e impulsionar o sucesso organizacional. 

Referências

https://www.dimep.com.br/blog/lideranca-feminina-no-rh/#:~:text=Ainda%20que%20no%20Brasil%20as,2022%2C%20da%20empresa%20Grant%20Thornton.

Colunista:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Categorias

Redes sociais